jornada de mc's 2021
15 anos
Neste espaço, você vai ficar por dentro de todas as etapas da Jornada de MC 's - Edição 15 anos. Confira a programação completa a seguir:
QUADROS
MINHA HISTÓRIA NA RIMA
A força da palavra que muda a vida das pessoas. Palavras que rimam e criam novos horizontes na vida de quem usa a rima como fonte de criação artística. Através deste quadro, a idéia é mostrar como a criatividade, o improviso e a força da poesia conseguem registrar na história a presença de grandes figuras e seus contextos de vida. Nesse debate também é possível ver como os jovens podem aprender com estas histórias e iniciar desde já suas jornadas em busca do reconhecimento e da construção de novos caminhos para suas vidas. Um quadro com convidados especiais, que também fazem parte destes 15 anos da Jornada de MCs, são eles:
Ivanildo Vilanova
Um dos maiores nomes da cantoria e do repente da atualidade, Ivanildo Vilanova é um profissional da cantoria desde 1963. Ivanildo tornou-se um dos mais renomados repentistas brasileiros, com participação em mais de 500 congressos, noitadas e torneios de cantadores. Em 1974, integrou o grupo de artistas e estudantes que promoveu um congresso de violeiros, reunindo os melhores repentistas do Nordeste, revelando cantadores totalmente desconhecidos. Nos anos seguintes, participou da organização do Congresso, que passou não só a revelar novos talentos, como a mostrar a criação de novos gêneros: como, por exemplo, o Brasil Caboclo, consagrando Campina Grande como a capital dos repentistas. Em 1980, lançou, com Severino Feitosa, o LP "Cantadores de hoje", que registrou diversas composições em parceria com Severino Feitosa, como "Flora e Fauna","Nordeste independente" e "A História fará sua homenagem à figura de Antônio Conselheiro". Ivanildo é convidado especial da Jornada de Mc's 15 no quadro: MINHA HISTÓRIA NA RIMA!
Adiel Luna
Adiel Luna é coquista, violeiro, aboiador, mamulengueiro, mestre de baque solto, cantador e cordelista nascido em São Lourenço da Mata, em Pernambuco. Com larga experiência, Adiel marca seu diferencial através do diálogo respeitoso com os mestres, as práticas e os terreiros tradicionais.
Seu primeiro álbum profissional, O Camará, foi viabilizado ao ganhar o Festival Pré Amp (2010). Além disso, o artista coleciona outras premiações na música com o CD Baionada (2016) e no audiovisual pelo documentário A Matinada (2017).
Junior Baladeira
Júnior Baladeira é músico e escritor do Sertão de Pernambuco. Nascido em Ouricuri, o artista carrega como marca os elementos vivos da cultura nordestina, como o cordel, repente, maracatu e outros.
Começou sua carreira ainda na adolescência, enquanto autor de diversos livretos de cordel. Destes, o primeiro lançamento foi a obra Versos Alados (2010). Já na música, Júnior começou em 2005 fazendo seus primeiros RAP’s que mesclam o ritmo americano aos elementos da sua vivência no Sertão.
Em 2010, Júnior lançou seu primeiro trabalho profissional e nos anos seguintes ainda deu vida aos álbuns A Insistência Poética dos Diferentes (2012) e A Derrocada (2016). Seu trabalho reflete a filosofia, as relações humanas e sociedade atual.
Maciel Salú
Pernambucano, nascido em Olinda, é cantor, compositor, rabequeiro, mestre de Maracatu Rural, brincante de Cavalo Marinho e militante pela cultura popular. Herdeiro da umas das famílias mais expressivas na cultura popular, convive desde a infância em meio a Maracatus, Cavalos Marinhos, Cocos e Cirandas. Na música desde 1997, iniciou carreira solo em 2003, ano do lançamento do disco “A pisada é assim”. Desde então já foram 05 álbuns gravados, o mais recente, “Liberdade”, lançado em 2018 e apontado como um dos trabalhos mais encorpados da carreira do artista. Em “Liberdade” Maciel Salú reflete a visão de mundo de um artista nascido numa família de origem humilde de agricultores e Mestres da Cultura Popular. No disco o rabequeiro abre o leque de ritmos do repertório, aproximando-se do rock, com uma rabeca turbinada na pedaleira, mas sem se afastar da tradição e das diversas manifestações da cultura popular da Mata Norte pernambucana. Neste novo trabalho Maciel Salú se revela mais contemporâneo. O artista se permitiu ousar, explorar novos sons, expor seus pensamentos profundos de liberdade e seu grito de desabafo pelos episódios de racismo e preconceito cultural que já passou.
BATALHAS
BATALHA DE MC'S
Informações em Breve
BATALHA ESTILO vs. ESTILO
Informações em Breve
BATALHA DE BREAKING
Informações em Breve
BATALHA POPPING PLURAL
Informações em Breve
JURADOS
Tiger
(Batalha de MC's)
Tiger é um rapper pernambucano com mais de 20 anos de história, com influências que vão do black music a música popular brasileira. Nos anos 1990, Tiger formou o grupo de rap Faces do Subúrbio, grupo de notoriedade expressiva que chegou a concorrer ao Grammy Latino da Música com o álbum “Como é Triste de Olhar”.
Com seu música, Tiger circulou em eventos importantes como Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), Carnaval do Recife e Olinda, Rec Beat, Festival de Dança do Recife, Skol Hip Rock, Abril Pro Rock, Free Jazz Festival Project (SP), além de uma turnê internacional pela Europa, em 2011.
Ayrton "Ton"
(Batalha de Estilo vs Estilo)
Ayrton ou simplesmente "Ton" é professor, jurado de batalhas, coreógrafo e performer pernambucano, com história desde 2012 através da dança urbana Popping.
Como pesquisador da dança Popping, Ton atribuiu a seus estudos as técnicas e estilos correlacionados como "Waving", além de praticar os estilos "Animation, Strutting e Boogaloo".
O aperfeiçoamento fez Ton se destacar em competições pelo mundo. Hoje, Ayrton faz parte dos grupos Coletivo Corpo de Lama e A Caso Grupo de Dança, na qual o dançarino atua ministrando aulas.
Bboy TakeOne
(Batalha de Breaking)
Representando a cidade de Camaragibe, atualmente o bboy com mais títulos da história da cidade. Nascido em 1994 e ativo na cultura desde os 14 anos de idade começou no break em meados de 2008. Onde conquistou espaço e se consolidou na cena do estado, atualmente representante da gang gangrena crew e lastigha.
Derek "Bboy Sombra"
(Batalha de Breaking)
Morador da comunidade de Águas Compridas - Olinda-PE, conheceu o breaking aos 15 anos através de dançarinos mais velhos de seu bairro onde se fundamentou e se encontrou como artista. Participando de encontros e eventos de dança de rua (breaking) conheceu outros dançarinos/artistas que faziam parte de um já renomado grupo da zona norte do recife a Pe Original Style, grupo onde teve a oportunidade de conhecer o "regional style" influenciado pela cultura de sua região como o (MangueBeat) e buscando fazer conexões com a cultura urbana estadunidense e a cultura popular brasileira, a sua pesquisa pessoal e social resultou em características corporais que o destacou na cena Hip Hop nacional, tornando-o um dançarino relevante para a nova geração.
Weslley "Bboy Akira"
(Batalha de Breaking)
Nascido e criado em Recife - PE, integra o movimento hip hop como bboy (dançarino de break dance) há 9 anos. Foi homenageado pelo projeto É Lá Na Praça, realizado pela Secretaria de Cultura do Recife em Maranguape I, Paulista - PE (2016). Já integrou os grupos de break (crews) Impacto Style (2011 a 2012), Radical Step (2012 a 2014), Step Evolution (2014 a 2015) e atualmente faz parte da crew Soul da Favela (desde 2015), onde já conquistou cerca de 30 títulos sendo 20 em primeiro lugar.
APRESENTADORES
Ellan Barreto "Okado Do Canal"
(Batalha de Breaking)
Rapper, Bboy, Ator e Arte Educador. Ellan Barreto iniciou sua carreira na dança de rua/Breaking em 2004, aos onze anos de idade, influenciado pelos dançarinos mais velhos do bairro onde vive. Se destacou no cenário do Hip Hop latino americano através das batalhas, integrante do grupo Soul da Favela e Fundador do grupo PE Original Style que hoje atua como coletivo de produção cultural.